Núclea

black

Segurança de dados: 4 formas de garantí-la

Investir na segurança de dados permite que sua empresa possa crescer de maneira consistente e sem colocar em risco as informações privadas de clientes, funcionários e parceiros comerciais. Isso faz com que sua instituição financeira tenha uma boa imagem no mercado e possa conquistar novos consumidores.

 

A cibersegurança também é importante a fim de preservar dados que são restritos da corporação, assim como informações importantes para o planejamento de longo prazo do negócio. Por isso, é fundamental contar com diversos meios que possam garantir a privacidade desses dados.

 

Se você quer saber quais as melhores formas de fazer isso, siga com a leitura e confira nosso post!

O que é segurança de dados?

A segurança de dados é qualquer medida de proteção que possa ser empregada com a intenção de assegurar a privacidade das informações contra o acesso não autorizado a tais registros. Isso é fundamental ao objetivo de preservar a confidencialidade, integridade e acesso aos dados para aqueles que estão autorizados.

 

Há várias boas práticas que podem ser adotadas no cotidiano da empresa a fim de assegurar proteção e uso inteligente das informações. Além disso, esse conceito é ainda mais importante nos dias atuais, frente as inovações e legislações que surgiram, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

Portanto, encontrar as melhores ferramentas na intenção de ter segurança de dados na empresa, além de adotar boas práticas que auxiliem nesse aspecto, faz-se cada vez mais importante para organizações que desejam obter crescimento e sucesso no mercado.

 

Como garantir a segurança de dados na empresa?

 

Agora que você já conhece o significado de segurança de dados, que tal aprender algumas boas práticas que podem ajudar sua empresa nesse aspecto? Para isso, preparamos várias dicas sobre como garantir proteção em seu negócio e não ter problemas com informações relevantes. Vale a pena continuar a leitura e conferir!

 

1. Mapeie os riscos

 

O primeiro passo a fim de aumentar a segurança de dados da sua empresa é conhecer quais são os pontos de vulnerabilidade que apresentam riscos. Assim, é aconselhável investir em um mapeamento eficiente com a intenção de ampliar sua visão sobre as informações armazenadas no seu negócio.

 

Em geral, há alguns pontos que apresentam mais perigos e devem demandar mais atenção em sua avaliação. Pode-se citar, por exemplo, o mau uso de dados por parte de colaboradores, os ataques cibernéticos que têm ocorrido de modo mais frequente, uso de soluções com baixa capacidade tecnológica e vazamentos intencionais que ocorrem internamente.

 

Portanto, é importante ter maior nível de atenção com esses fatores e procurar listar quais são os aspectos que precisam de melhoria. Com um bom mapeamento, a próxima etapa tem maiores chances de sucesso.

 

2. Defina um plano de ação

 

Com os riscos compreendidos e as principais vulnerabilidades descobertas, é momento de estabelecer um plano de ação com o intuito de mitigar os perigos de vazamento de dados e garantir maior segurança na empresa.

 

Nesse sentido, você pode listar quais são as boas ações que vão lhe ajudar a reduzir as chances de vazamentos de informações, assegurar adequação a LGPD e fornecer mais segurança.

 

Além disso, vale a pena definir estratégias para mitigar os riscos, evitar fraudes e garantir proteção. Para isso, você pode estabelecer quais são as ferramentas adequadas, quem é o responsável por cada setor e oferecer treinamentos a fim de capacitar os colaboradores, por exemplo.

 

3. Estipule boas práticas

 

Várias das dificuldades em manter a segurança de dados na empresa advém de fatores internos e não de externos. Por meio do uso inadequado das informações, acabam surgindo problemas que causam prejuízos ao negócio.

 

Nesse sentido, é importante adotar boas práticas com o objetivo de melhorar o uso de dados na instituição financeira. Para isso, é importante oferecer treinamentos aos colaboradores e elaborar um manual que os ajudem a utilizar tudo de maneira adequada.

 

Além disso, vale a pena ter uma equipe de TI bem qualificada a fim de lhe auxiliar com essa parte tão relevante da empresa. Assim, você evita que ocorram falhas de segurança e assegura proteção aos dados da sua instituição financeira e dos clientes.

 

4. Limite acessos

 

Outro passo importante ao objetivo de garantir mais segurança de dados na empresa é limitar acesso. Assim, é válido compreender quais são os colaboradores que precisam ter liberdade para usar cada informação e oferecer disponibilidade de dados apenas aos que realmente precisam.

 

Isso pode ajudar a evitar uso inadequado das informações, garantir que não ocorram fraudes e possibilitar uma gestão de dados mais eficiente no negócio. Também é aconselhável usar um sistema de gestão de identidade.

 

Por meio desse recurso, você consegue gerenciar melhor os acessos e evitar que colaboradores que já foram desligados ou que não usam determinadas informações possam tê-las a disposição.

 

Entendeu quais são as boas ações a fim de garantir segurança de dados em sua empresa? Por meio das dicas que apresentamos você consegue eficiência e garante adequação às principais leis vigentes. Além disso, garante proteção aos clientes e evita prejuízos em sua empresa.