Em maio deste ano, foi anunciada nova medida do Banco Central que prevê o compartilhamento de informações de suspeita de fraudes entre as instituições financeiras. Mas qual o impacto no mercado? O que vai mudar na prática? Confira a resposta para esses e outras perguntas aqui no Blog da Núclea.
O que é a Resolução 6 do Banco Central?
A partir de 1º de Novembro de 2023, entra em vigor a Resolução Conjunta nº 6 do Banco Central, de 23/5, que normatiza as regras e requisitos para o compartilhamento de dados e informações sobre indícios de fraudes entre instituições financeiras, instituições de pagamento e outras instituições autorizadas pelo Bacen (com exceção das administradoras de consórcio).
Em prática, a resolução do Banco Central obriga as instituições a criarem bases de dados para facilitar o compartilhamento de informações sobre fraudes e golpes, assim como as tentativas. Também é importante dizer que as empresas autorizadas que não se adequarem à normativa, podem sofrer penalidades.
Aumento expressivo de fraudes e golpes digitais no Brasil
Hoje, 95% das transações são realizadas por meio digital – 80% delas, via celular. Se por um lado, o acesso e a facilidade em realizar transações é um ponto positivo, o número de crimes (fraudes e golpes), também tem aumentado proporcionalmente.
De acordo com matéria publicada no site do Valor Econômico, em 23 de maio, a normativa surge como uma resposta do Bacen para coibir o aumento de fraudes e golpes, que em 2021 atingiu o número de 4,1 milhões, quase o dobro do ano anterior (2,6 milhões de fraudes e golpes foram registrados em 2020). Segundo o próprio Banco Central declarou, na ocasião: “A resolução trata de assimetria de informações no sistema financeiro. Uma pessoa que tenta cometer fraude vai tentar fazer isso em outro banco. O objetivo é prevenir por meio do compartilhamento de dados”.
O problema de segurança enfrentado pelas instituições financeiras deve ser levado a sério. Uma vez que, conforme mostram os números, as empresas estão sofrendo perdas e prejuízos, devido às fraudes e golpes. Isso afeta todo o mercado brasileiro, e coloca em risco a segurança de toda a sociedade. Por isso, a resolução do Banco Central se soma às iniciativas que o próprio mercado vem tomando para coibir as fraudes e golpes praticados durante transações financeiras.
Ainda segundo o Bacen “O sistema financeiro vai ter essa base de dados em que todos vão compartilhar, pode ter mais de um. O mercado já oferece isso, mas não é mandatório. Na norma exigimos que os sistemas se interoperem. É responsabilidade da instituição financeira zelar pelas informações”.
Núclea oferece tecnologia para cumprimento da nova norma do Banco Central
A Núclea, tech company provedora de infraestrutura bancária e de pagamentos para o sistema financeiro nacional, já oferece ao mercado soluções antifraude. Sempre visando o fomento da cultura digital em benefício de toda sociedade, oferta serviços e soluções para o segmento financeiro e agora se destaca com mais uma inovação, que vai ajudar as instituições a estarem aderentes à Resolução e terem uma atuação mais efetiva no movimento antifraude. Agora, clientes e não clientes da tech company vão poder contar com a solução Registro e Consulta de Fraudes.
“A empresa está pronta para ofertar soluções que permitam que seus clientes estejam aderentes a resolução e se beneficiem dos dados de fraude compartilhados, com layout da informação padronizada e interoperabilidade funcional entre participantes do mercado”, explica Murilo Garcia, Superintendente de Dados da Núclea.
Criar conexões que geram valor também é promover serviços eficientes que abram oportunidades de crescimento e ofereça mais segurança aos negócios. As soluções da Núclea, sempre alinhadas aos órgãos reguladores, permitem um controle mais eficiente sobre o alto volume de operações financeiras. E isso torna os processos mais eficientes, seguros, e em compliance com as normas.
Registro e Consulta de Fraudes da Núclea
Unindo a necessidade de se adequar à Resolução nº 6 do Banco Central com a importância de sistemas mais seguros no combate às fraudes, a Núclea agora oferece ao mercado a solução Registro e Consulta de Fraudes. A ferramenta centraliza os registros de fraude/golpes e integra as instituições financeiras para garantir o cumprimento da regulação vigente.
Ou seja, a Núclea está apoiando as instituições a atenderem, de maneira simplificada, objetiva e eficaz à Resolução 6.
Temos ainda uma solução complementar voltada para a recuperação de valores fraudados, o que possibilita o acompanhamento de todo o ciclo da fraude. Com machine learning aplicada, a nossa plataforma gera ainda inteligência de informações com intuito de gerar insights a partir dos dados para atuar na prevenção de novas fraudes.
Veja alguns dos diferenciais das nossas soluções antifraude:
Porque escolher a Núclea para Registro e Consulta de Fraudes?
A Solução Registro e Consulta de Fraudes opera em uma plataforma multicanal que opera com portal web e interfaces de programação de aplicativos (APIs) conectados às IFs onde é possível registrar, modificar, excluir e consultar dados, marcações de fraudes e golpes do mercado financeiro com interoperabilidade com os demais players.
A ferramenta está passando por uma atualização para seguir a Resolução Conjunta nº 6, de 23/5, do Bacen, a qual dispõe sobre os requisitos para compartilhamento de dados e
informações sobre os indícios de fraudes a serem observados pelas IFs, instituições de pagamento e demais autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
São diversas facilidades, como eficiência e simplificação para registro e consulta das fraudes. Como está tudo em um só lugar, as instituições financeiras aderentes poderão ter uma visão completa do pós-fraude, agilizando e padronizando os fluxos de contestação caso tenham interesse.
A Resolução nº 6 do Banco Central vem para agregar mais segurança e confiabilidade para o mercado. Por isso, contar com uma ferramenta que além de atender à norma, promove inovação e uma atuação antifraude efetiva pode fazer toda a diferença para os negócios, criando possibilidades mais otimistas para um futuro mais seguro.
Para que seu negócio cresça com mais proteção e em compliance com a regulação vigente, conte com a Núclea. Quer saber como podemos ajudar? Saiba mais sobre a ferramenta Registro e Consulta de Fraudes.
Se ainda tiver dúvidas ou precisar de outras informações, você também pode entrar em contato com nossos consultores.
Núclea conexão que gera valor