Núclea

black

Saiba como aplicar indicadores de risco na proteção contra fraude

Profissionais focados em processos antifraudes, que necessitam de estratégias para prevenir a empresa contra ciberataques, devem procurar saber tudo sobre como aplicar indicadores de risco. É correto afirmar que cada indicador apresenta uma característica específica e deve ser utilizado para um determinado propósito. Assim, você necessita compreender as especificidades de cada para aplicá-los nas estratégias internas da sua empresa.

 

Deseja proteger a sua empresa contra fraudes e ciberataques cada vez mais sofisticados? Neste artigo, vamos explicar cada indicador de risco, voltado para o setor financeiro, e dar dicas de como aplicá-los nas suas estratégias. 

 

Então, não perca tempo e confira o conteúdo completo!

O que são indicadores de risco?

 

Indicadores de risco são aplicações essenciais para a análise de possíveis prejuízos relacionados às operações. Por meio deles, é possível desenvolver métricas específicas que auxiliam nas tomadas de decisões, no intuito de evitar esses prejuízos ou mitigar o impacto deles.

 

Além do que foi citado, os indicadores também servem para mensurar esses riscos e quantificar o nível de incerteza das operações, avaliando e prevenindo os prejuízos ao utilizar métodos preditivos.

 

A principal função disso é auxiliar o processo de tomada de decisão para evitar direcionamentos baseados em achismos. Dessa maneira, pode-se evitar consequências desastrosas e reduzir ao máximo os impactos negativos de decisões equivocadas. É por meio desses indicadores que podemos avaliar as chances de um risco específico acontecer em função de alguma decisão errada.

 

Nesse contexto, os indicadores de risco também são importantes para otimizar certos processos na instituição como:

 

  • previsibilidade;
  • redução de custos;
  • melhoria de desempenho;
  • tomadas de decisão mais assertivas;
  • segurança.

 

Por meio desses indicadores, a empresa consegue verificar se os planos de ação que mitigam ou minimizam os efeitos dos riscos, estão funcionando corretamente ou se existe alguma necessidade de ajuste. Assim, a sua instituição financeira consegue se proteger contra fraudes e tornar os processos mais seguros.

 

Quais são os principais indicadores de risco?

 

Confira abaixo os principais indicadores de risco!

 

Segurança de dados cadastrais ou confidenciais

 

A segurança dos dados cadastrados no sistema é essencial dentro do processo de gestão de riscos, devendo portanto estar entre os principais indicadores. Infelizmente, fraudes de personificação ou roubo de identidade vem se tornando mais comuns do que o normal. Assim, é fundamental que exista um bom controle sobre os dados para que a sua instituição não sofra com esse tipo de golpe.

 

Acompanhar e conferir os dados cadastrais dos seus clientes, fornecedores e colaboradores, antes mesmo de qualquer transação, é uma dica importante para garantir a segurança da informação. Sempre desconfie caso as informações estejam inconsistentes, errados ou incompletos. Optar por bloquear ou verificar os dados é o ideal nesses casos.

 

O mesmo cuidado vale para qualquer alteração nos dados do cadastro. Essa é uma outra fraude bastante utilizada por cibercriminosos para roubar informações ou dispositivos que possam garantir o acesso a quantias financeiras ou mesmo bens patrimoniais dos clientes e da empresa.

 

Validação dos métodos de pagamento

 

Cartões ou informações bancárias roubadas das vítimas também representam grandes riscos de golpes. Esses tipos de fraude devem ser consideradas para garantir que as suas vendas não acabem em fraudes, sendo fundamental contar com bons métodos de pagamento para proteger o seu negócio e os próprios clientes.

 

Comportamentos e hábitos diferentes

 

O último indicador de risco e fraude que citaremos é o comportamento inadequado dos clientes. Realizar o monitoramento das contas registradas no seu site, app ou sistema de qualquer tipo, além das interações, pedidos e operações de cada usuário, é fundamental para identificar um comportamento diferente que indique fraude.

 

Nesse sentido, é mais adequado prevenir uma ação inconsistente e fora do normal do que depois ter que mitigá-la. Criar mecanismos que acompanhem o histórico de cada cliente, verificando e bloqueando medidas suspeitas é fundamental para garantir a segurança do usuário final.

 

Como aplicar esses indicadores na sua estratégia?

 

Agora que você sabe quais são os principais indicadores de risco, é o momento de colocar em prática o que aprendeu. Você deve utilizá-los como sinais de alerta e sempre respeitando as necessidades da organização. Assim, a Instituição Financeira prioriza suas ações de enfrentamento às fraudes de acordo com valores apresentados pelos indicadores.

 

Nesse contexto, os riscos devem ser mapeados e analisados em diferentes cenários para que os planos de ação para mitigar as ameaças possam surtir efeito. O objetivo central da identificação dos riscos é a capacidade que a sua instituição vai adquirir em eliminar os problemas antes que eles aconteçam realmente.

 

Nos casos em que a eliminação desses riscos não seja possível, a organização deve trabalhar no intuito de reduzir significativamente as variáveis centrais, ou seja, ela deve fazer o máximo para mitigar o impacto ou a probabilidade de incidência do problema.

 

Como a tecnologia pode ajudar na prevenção de riscos?

 

A revolução digital veio para otimizar todos os setores do mercado. Nesse contexto, existem alguns softwares de gestão que funcionam como uma ótima alternativa para melhorar os processos internos e acompanhar, de maneira inteligente, os indicadores de risco da sua empresa.

 

Investir na automatização desses procedimentos permite que você integre informações ao software de gestão para visualizar indicadores, ou realizar uma análise mais objetiva de mitigação de riscos, monitorando também as metas e os planos de ações.

 

Outro benefício desses softwares é o maior engajamento de toda a equipe. Isso porque essas ferramentas notificam automaticamente as pendências, além de controlarem os prazos e atingimento de metas, de uma maneira com que todos os colaboradores possam ficar a par das atividades. Assim, fica muito mais fácil tomar as decisões certas para alcançar o objetivo de reduzir riscos e fraudes.

 

Como vimos, saber aplicar os indicadores de risco é essencial para proteger a sua Instituição Financeira contra fraudes. Agora que você já sabe mais sobre o assunto, está pronto para otimizar a sua gestão e optar por uma ferramenta adequada que ajude a centralizar essas informações.