SITRAF

LIQUIDAÇÃO DE TED

Transferências instantâneas, com alta disponibilidade, segurança, padronização e suporte especializado

Agilidade e confiança para transferências interbancárias

O que é o SITRAF?

O Sistema de Transferência de Fundos (SITRAF) é a infraestrutura da Núclea responsável pela liquidação das Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED).

Estamos por trás dessa operação essencial, com tecnologia robusta e regulada pelo Banco Central, atendemos aos requisitos de segurança, automatização e contingência do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Funcionamento

Transferências instantâneas por meio de liquidação bruta em tempo real (LBTR)

Otimização de operações com processo multilateral, garantindo eficiência e menor uso de recursos financeiros

Possibilidade de aporte e saque de recursos durante todo o período de compensação

Operações em conformidade com as regras e premissas do Banco Central do Brasil

Documentação Técnica do SITRAF

Acesse termos de adesão, manuais, regulamentos e instruções necessárias para realizar a integração ao sistema

Como funciona o processo

Enfileiramento

As instituições participantes podem enviar ordens de transferência a partir das 04h, ganhando eficiência operacional e tecnológica. Validamos e garantimos a compensação dessas ordens às 06h35, no início da grade de transferências do Banco Central.

Otimizador multilateral

O sistema utiliza os recursos financeiros das transferências recebidas para liquidar aquelas a serem enviadas, promovendo eficiência operacional e financeira.

Todos os dias, milhões de mensagens são processadas no SITRAF, permitindo transferências entre:

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

PESSOAS FÍSICAS

PESSOAS JURÍDICAS

Benefícios da solução

Confira como sua instituição pode operar no sistema e garanta um processo de transferências digitais seguro e alta disponibilidade.

Dados que impulsionam decisões

Dados que impulsionam decisões

Ao operarmos a infraestrutura de liquidação de TEDs, também geramos insights valiosos para Soluções de Inteligência de Dados que alimentam modelos analíticos, apoiando o mercado financeiro a:

Identificar padrões de comportamento e movimentação de CNPJs

Otimizar fluxos de pagamento e conciliação

Apoiar decisões de crédito, risco e relacionamento com clientes

Enriquecer análises para prevenir e bloquear fraudes financeiras

As instituições contam não apenas com uma infraestrutura regulatória, mas com um parceiro estratégico com visão analítica de mercado, capaz de aprimorar diversas jornadas de negócio

FAQ

Ficou com alguma dúvida?

Confira as perguntas mais frequentes

Precisa de mais alguma ajuda?

O SITRAF (Sistema de Transferência de Fundos) é uma infraestrutura operada pela Núclea que realiza a compensação e liquidação financeira das Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED) com valores inferiores a R$ 1 milhão.

O SITRAF utiliza o modelo de Liquidação Bruta em Tempo Real (LBTR), com um mecanismo otimizador multilateral. Isso permite que as instituições participantes compensem transferências com base em saldos de entrada e saída, reduzindo a necessidade de liquidez imediata.

Instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil podem aderir ao SITRAF. A adesão requer o cumprimento de requisitos regulatórios, técnicos e operacionais estabelecidos pela Núclea – Confira as documentações de adesão aqui.

O SITRAF é uma infraestrutura de mercado financeiro autorregulada sob a supervisão do Banco Central do Brasil, assegurando conformidade com normas e padrões do Sistema Financeiro Nacional.

O SITRAF opera em dias úteis com a seguinte grade horária:

  • 04h00 – 06h35: Envio e enfileiramento de mensagens de pagamento.
  • 06h35 – 11h20: Envio e compensação de mensagens de pagamento.
  • 11h20 – 11h25: Período de depósito (mensagens enfileiradas).
  • 11h25: Liquidação.

O STR (Sistema de Transferência de Reservas) é operado pelo Banco Central e usado para TEDs acima de R$ 1 milhão. Já o SITRAF, operado pela Núclea, trata de transferências com valores inferiores a esse limite.

Mensagens com inconsistências são rejeitadas automaticamente pelo sistema e devem ser corrigidas pela instituição participante para novo envio. Os logs de erro ficam disponíveis para diagnóstico.

Se você ainda não é cliente e deseja aderir à solução, envie sua solicitação por meio do formulário de contato. Nosso time de especialistas da Central de Vendas retornará rapidamente para dar continuidade ao processo de adesão. Confira também as documentações técnicas e de adesão aqui.

 

Se você já é cliente e precisa de suporte técnico ou tem dúvidas operacionais, entre em contato com o Centro de Excelência de Clientes da Núclea pelo formulário de atendimento ou, se preferir, ligue para (11) 4632-7320. Nossa equipe está disponível para oferecer suporte completo e ajudar em todas as etapas do seu processo.

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