Conheça soluções para proteção contra fraudes no setor financeiro.
Transformando o setor financeiro com inteligência de dados
As soluções antifraude reduzem prejuízos financeiros, danos à reputação e judicialização das instituições financeiras. Conheça os benefícios!
21/02/2024
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5 min de leitura
A segurança financeira é crítica para instituições, e soluções antifraude desempenham papel vital nisso. Elas identificam e antecipam atividades suspeitas, protegendo empresas e clientes de crimes, como violação de dados e clonagem de cartões.
Fraudes financeiras são manobras indevidas para obter vantagem patrimonial, incluindo operações bancárias ilícitas e uso de informações falsas. Mitigar esse risco demanda medidas preventivas robustas e processos ágeis de tratativa, contestação e recuperação de valores.
Neste conteúdo, abordamos os perigos da exposição aos delitos financeiros e quais são as medidas antifraude para proteger a sua empresa. Continue a leitura para saber como reduzir os custos operacionais com fraudes e melhorar a gestão de riscos corporativos!
Por que as instituições financeiras precisam estar atenta às fraudes
O cenário das fraudes financeiras no Brasil está em rápida expansão. Cada vez mais, os criminosos têm migrado de métodos convencionais, como roubos e furtos, para o ambiente digital.
Em 2023 (ano base 2022), a 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública registrou um avanço expressivo (+326,3%) nos estelionatos:
Art. 171 – Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.
Essa explosão, em razão do estelionato digital, é acompanhada da redução nos registros de ocorrência de roubo em ambientes físicos:
- cargas (-4,4%);
- instituições financeiras (-21,9%);
- residências (-13,3%);
- estabelecimentos comerciais (-15,6%);
- transeuntes (-4,4%).
Essa transição de crimes patrimoniais para o estelionato digital revela a sofisticação dos delitos. Hoje, as práticas ilegais abrangem desde fraudes tradicionais até ataques cibernéticos avançados.
Responsabilidade das instituições financeiras
As instituições financeiras estão sempre atentas às fraudes. A legislação e os tribunais adotam a teoria do risco da atividade em relação aos consumidores, criando diversas situações de responsabilização independentemente de culpa.
Nesse contexto, o fornecedor deve indenizar consumidores por danos relacionados à atividade econômica. Por exemplo, ao conceder cartões de crédito, a empresa assume riscos de clonagem e fraudes.
Aumento da judicialização
Em alguns casos, é possível discutir a responsabilidade usando meios de defesa. Contudo, é inegável a ligação entre as fraudes financeiras e o aumento da judicialização na empresa.
Danos à imagem e reputação
Além disso, a ocorrência de fraudes afeta a reputação das instituições financeiras, minando a credibilidade. Não por acaso, pode levar à perda de clientes.
Redução da competitividade
As fraudes financeiras geram custos para as instituições. Essa despesa se torna parte do spread bancário, tornando a organização menos competitiva em relação às taxas de juros e tarifas administrativas oferecidas para os clientes.
Prejuízos financeiros
As fraudes financeiras têm impactos sérios no caixa das empresas. A perda de credibilidade, o ônus das indenizações judiciais e os danos resultantes de golpes e ataques cibernéticos aumentam despesas e prejudicam a lucratividade.
As principais fraudes financeiras
Personificação ou roubo de identidade
Uma prática comum é o roubo de informações pessoais e o uso para praticar operações fraudulentas. Esse tipo de crime usa da Engenharia Social, que é quando o fraudador se aproveita para manipular sua vítima.
Um exemplo é usar dados pessoais e ligar se passando por um atendente bancário. Nessa situação, o criminoso pede que a pessoa realize pagamentos, via pix, para devolver valores depositados incorretamente em sua conta bancária.
Esses golpes também estão associados ao uso de documentos de terceiros para abertura de contas bancárias e contratação de produtos. Um criminoso pode abordar pessoas em situação de vulnerabilidade e abrir uma conta digitalmente, controlando todo o esquema por meio de aplicativos, entre outras práticas.
Fraude de cartões de crédito e de débito
Um alvo frequente de tentativas de fraude financeira são os cartões de crédito e débito. Os criminosos costumam usar golpes que envolvem o roubo de informações ou clonagens. Além disso, o uso indevido dos cartões pode ser consequência de um roubo de bens pessoais.
Ataques cibernéticos
As fraudes bancárias podem ocorrer por invasões de dispositivos, uso de malwares e outros ataques cibernéticos. Diversas técnicas podem ser usadas nesses ataques, combinando tecnologia com a indução das pessoas a erro.
- Phishing: Um dos meios para obter os dados pessoais é se passar por entidades, empresas, órgãos públicos e pedir o encaminhamento das informações. Esse golpe costuma usar e-mails, páginas de compra, WhatsApp e ligações telefônicas.
- Pharming: Outra técnica é criar sites falsos que se parecem com o endereço real de comércios eletrônicos ou instituições financeiras. Por exemplo, após receber um e-mail falso do banco, a pessoa pode ser redirecionada para um formulário em uma página similar à da instituição financeira.
- Malwares: Os criminosos também podem coletar dados a partir de softwares instalados nos computadores das pessoas. Entre outras práticas, um anúncio pode redirecionar a vítima para uma página que indica a necessidade de atualizar o “java” ou “adobe player”. Depois, ao instalar o software malicioso, os dados são roubados.
Vazamentos de dados pessoais
A obtenção dos dados também pode ocorrer em situações em que empresas legítimas, como redes sociais, bancos e comércios eletrônicos, sofrem vazamentos de dados pessoais.
Como combater fraudes no setor financeiro
As soluções antifraude criam camadas de proteção nas operações financeiras. Assim, reduzem a probabilidade de sucesso de ações criminosas.
Para isso, os sistemas de segurança precisam diagnosticar riscos com base em indicadores. Então, automaticamente, prescrevem as medidas de controle e prevenção.
Soluções antifraude:
- plataformas de cibersegurança;
- sistemas integrados;
- soluções de verificação de identidade;
- análise de comportamento;
- monitoramento de transaçõ
Como exemplo, considere uma transferência financeira atípica pelo aplicativo de celular. O monitoramento das transações e a análise de comportamento seriam fundamentais para entender que há um potencial risco na operação.
A seguir, as soluções antifraudes poderiam realizar o bloqueio da transação. Igualmente, seria possível solicitar um passo adicional de verificação de identidade, como o reconhecimento facial. Tais filtros tornam mais improváveis que a fraude tenha sucesso.
Caso os filtros não impeçam a ocorrência, as instituições precisam agir rapidamente para impedir a retirada dos valores pelo criminoso na conta bancária de destino. Por isso, o sistema de tratativas e contestação de fraudes também é uma camada fundamental da segurança.
As soluções antifraude da Núclea
A Núclea oferece soluções antifraude para reduzir riscos nas empresas. Elas fornecem camadas de proteção, atuando na prevenção como nas tratativas e contestações de fraudes.
DETECTAFLOW, a Plataforma de Recuperação de Valores da Núclea
O DETECTAFLOW é uma solução que agiliza as tratativas, oferecendo um fluxo padronizado para as contestações que são criadas já atendendo a resolução 06. Além disso, ele conta com vários níveis de triangulação, aumentando as chances de recuperação dos valores fraudados. As empresas podem acioná-lo manualmente pelo acesso do cliente ou automatizá-lo por meio de APIs.
Esse canal centralizado permite que as instituições consultem rapidamente informações entre si e resolvam as contestações e conciliações de valores de forma ágil e efetiva. Como resultado, evita prejuízos para a instituição e seus clientes.
Vantagens das soluções antifraude da Núclea:
- cibersegurança e prevenção de fraude;
- padronização de contestações de fraudes, golpes e erros;
- ferramentas segundo padrões regulatórios e auditorias;
- evolução contínua das ferramentas com insights e estudos de riscos;
- alta assertividade e proteção à instituição e clientes.
As soluções antifraude impactam positivamente as empresas, reduzindo os custos operacionais e a judicialização. Por isso, o investimento em tecnologia e expertise apresenta um excelente retorno com impacto na competitividade e lucratividade das empresas.
Agora que compreende os riscos associados aos delitos financeiros mais a fundo, conheça as soluções antifraude da Núclea e implemente medidas efetivas para prevenção de riscos corporativos!