DDA: simplifique a gestão financeira da sua empresa

Nuclea_Icon
Créditos da imagem: Freepik

O Débito Direto Autorizado (DDA) é um recurso que permite organizar a gestão financeira do seu negócio por listar todas as contas a pagar e possibilitar seu pagamento rápido. Isso permite ter mais controle sobre os valores que precisam sair do caixa, garantindo que você compare com as quantias a receber e tome decisões mais acertadas.

Com essa análise, você descobre o melhor momento para investir, quando é necessário reforçar o capital de giro e se é preciso fazer um empréstimo, por exemplo. Esse controle ainda traz outros benefícios, o que levou o Débito Direto Autorizado completar 15 anos com 70 milhões de pagadores eletrônicos.

Então, quais são essas outras vantagens? Vamos explicar melhor neste post. Confira.

Sobre o DDA

O DDA é um recurso que identifica e permite agendar os pagamentos de boletos de cobrança emitidos e registrados para o CNPJ da empresa. Esse sistema facilita a visualização e traz rapidez à quitação dos valores, melhorando o controle das contas a pagar e aperfeiçoando a gestão financeira do negócio. A sigla significa Débito Direto Autorizado.

Essa é uma forma de automatizar o pagamento dos boletos e evitar esquecimentos e atrasos. Isso porque é feita uma notificação sempre que um boleto de cobrança for emitido, sendo possível quitá-la a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet.

No entanto, vale destacar que essa ferramenta é diferente do débito automático. Como o nome indica, é preciso de autorização para realizar o pagamento. Ou seja, você deve dar o aceite para confirmar que o boleto de cobrança deve ser pago.

Funcionamento do DDA

O DDA eletroniza os boletos bancários, mas sem a impressão em papel. Na prática, o credor emite um boleto em seu nome, você recebe a notificação nos canais eletrônicos do seu banco de relacionamento e pode fazer o pagamento de forma automática dando o aceite no boleto de cobrança apresentado em seus canais digitais.

Esse é o funcionamento para o setor de Contas a Pagar. Porém, também é possível utilizar esse recurso no Contas a Receber. Nesse caso, seus clientes devem se cadastrar no Débito Direto Autorizado da instituição financeira na qual tem sua conta-corrente.

Vantagens de implementar o DDA na empresa

O DDA oferece mais segurança

Com o Débito Direto Autorizado, sua empresa está realmente protegida contra as principais fraudes. Isso porque os boletos recebidos por esse sistema são legítimos, sem risco de adulteração ou envio de terceiros.

Sua empresa pode reduzir os custos

Os custos são menores quando sua empresa adota o DDA. Afinal, deixa de ser necessário enviar a fatura física, o que reduz os gastos com impressão e envios.

Há mais praticidade nos pagamentos

Tanto para seu Contas a Pagar quanto para seus clientes, há mais praticidade ao fazer pagamentos. Isso porque não é preciso digitar ou ler o código de barras nem solicitar uma segunda via, caso o boleto tenha sido extraviado ou danificado.

Além disso, o processo é finalizado com um clique, o que traz agilidade, e há acesso a todas as datas de vencimento. Portanto, a chance de inadimplência é menor durante todo o ciclo de crédito.

É aplicada uma nova forma de análise de crédito

A análise de risco de crédito se torna mais precisa com o DDA, porque o banco pode identificar a liquidez e a solvência do seu negócio. Em outras palavras, sabe exatamente se você terá dificuldades e qual é a possibilidade de ficar inadimplente.

Mais do que isso, visualiza se os pagamentos são feitos em dia, podendo oferecer linhas de crédito mais adequadas. Portanto, o spread bancário tende a diminuir devido à análise adequada da capacidade de pagamento do cliente.

As cobranças são mais controladas

Por listar todos os boletos da sua empresa, as cobranças são mais controladas. Você sabe o que precisa pagar, quando fazer isso e qual é o valor. Portanto, há mais transparência e monitoramento dos valores.

Implementação do DDA na empresa

A implementação do DDA na empresa depende da instituição financeira em que se é correntista. Sendo o credor, é preciso pedir para os clientes autorizarem o serviço dos seus bancos. Como devedor, é necessário solicitar o acesso à solução. De todo modo, o cadastro pode ser feito por app ou internet banking.

O DDA na Núclea

Na Núclea, o DDA faz parte da Plataforma Centralizada de Recebíveis, operada pela Núclea. Dessa forma, você tem o registro e controle dos recebimentos de boletos de pagamentos, enquanto a instituição financeira segue o compliance regulatório para operacionalizar as faturas.

Além disso, ao ter o Débito Direto Autorizado, sua empresa tem mais visibilidade das contas a pagar e pode fazer uma gestão financeira mais eficiente.

O resultado é uma reputação melhor, já que todos os pagamentos são feitos em dia. Desse modo, o DDA impacta positivamente o seu negócio, auxiliando em vários âmbitos, inclusive na análise de contratação de crédito.

Então, que tal conhecer melhor esse e outros serviços? Acesse o site da Núclea e conheça todas as soluções disponíveis para seu negócio.

Em Resumo

1. O que é DDA?

O DDA (Débito Direto Autorizado) é um sistema que permite a visualização eletrônica de boletos de cobrança emitidos em nome do cliente, seja pessoa física ou jurídica.

Criado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em 2009, o DDA facilita o controle e pagamento de boletos de cobrança, eliminando a necessidade de boletos impressos.

2. Como funciona o pagamento por meio do DDA?

O funcionamento do DDA é simples e eficiente. Quando um boleto de cobrança é emitido, ele é registrado eletronicamente no sistema do banco do cliente. O cliente pode visualizar todos os boletos pendentes diretamente no internet banking ou aplicativo do banco.

Para efetuar o pagamento, basta selecionar o boleto desejado e dar o aceite na transação.

Destaque

Emissão de boletos: como a sua redução impacta a sustentabilidade?

Inscreva-se em nossa newsletter para ficar por dentro das novidades e lançamentos da Núclea