O motor de decisão é uma tecnologia que previne fraudes e traz eficiência. Entenda seus impactos, estrutura, mecanismos e os diferenciais.
Motor de decisão: conheça essa tecnologia
O motor de decisão é uma tecnologia que previne fraudes e traz eficiência. Entenda seus impactos, estrutura, mecanismos e os diferenciais.
04/09/2024
.
6 min de leitura
O motor de decisão é um software que automatiza as regras (lógica) e as decisões de negócio com base em dados. O objetivo é ter um processo contínuo em que seja possível escolher as medidas a serem tomadas em diferentes contextos sem precisar passar por intervenção humana.
Para isso, a também chamada árvore de decisão utiliza as configurações feitas na plataforma e as necessidades do seu negócio. Assim, os dados integrados a partir de múltiplas fontes sofrem a aplicação das regras, o que garante a adequação necessária às demandas corporativas. Dessa forma, é possível evitar o trabalho manual e a centralização do processo decisório.
Neste post, explicamos melhor como funciona essa tecnologia, que pode transformar o setor financeiro com inteligência de dados, além de outros segmentos de negócio. Entenda!
Avaliando os impactos dos motores de decisão nas estruturas empresariais
Os impactos dos motores de decisão nas estruturas empresariais estão no âmbito das decisões estratégicas, táticas e operacionais. Ou seja, seus efeitos podem ser sentidos em diferentes níveis, contribuindo para evitar fraudes e otimizar a jornada do cliente por meio do ciclo de crédito.
Impactos nas decisões estratégicas
As decisões estratégicas são as mais difíceis de serem tomadas por serem complexas, costumam ter impactos de longo prazo sendo implementadas em toda ou boa parte da empresa. Ainda assim, elas podem ser automatizadas para utilizar os dados na hora de escolher os caminhos a seguir.
Nesse caso, os motores de decisão fornecem um grande volume de dados de diferentes fontes, organizando-os. Isso facilita a análise e o acesso a eles, o que aumenta a chance de acertar na definição do que fazer. Portanto, é uma forma de aumentar a sua vantagem competitiva.
Vale a pena destacar que essa complexidade pode ser simplificada por meio de inteligência artificial, embedded analytics, machine learning etc.
Por exemplo, uma instituição financeira considera ampliar a base de clientes. Nesse caso, fica mais fácil analisar os dados e verificar se é possível fazer isso, para quem é mais indicado, se a medida tende a trazer rentabilidade, etc.
Impactos nas decisões táticas
As decisões táticas são relacionadas ao nível comercial, sendo mais simples e de curto prazo. É o caso da precificação de um produto ou serviço. Antes de optar por aumentar o valor cobrado dos clientes, é possível fazer uma avaliação aprofundada para entender o impacto que a mudança trará.
Isso também pode ser feito para a gestão de estoque e lançamento de novos produtos ou serviços, por exemplo. Em todos os casos, o motor de decisão ajudará a entender se é viável adotar a medida.
Assim, você poderá analisar dados demográficos de maneira estratégica e fazer uma segmentação por regiões. Ou identificar possíveis estratégias de preço para melhorar o volume negociado e aumentar a margem de lucro.
Impactos nas decisões operacionais
As decisões operacionais são as rotineiras e precisam ser voltadas para a visão estratégica organizacional. Um exemplo bem claro é a concessão de crédito para determinado cliente.
Nessa situação, o motor de decisão identifica possíveis fraudes e chance de inadimplência. Isso é feito a partir de uma série de perguntas feitas pelo próprio software e pelo refinamento de critérios específicos que trazem os resultados mais adequados.
Portanto, essa é mais uma inovação no setor financeiro que contribui com diferentes segmentos corporativos.
Análise detalhada da complexidade estrutural nos motores de decisão
A complexidade estrutural nos motores de decisão depende das regras definidas pela empresa. Com isso, os algoritmos são aplicados às bases de dados para identificar padrões e aspectos que merecem atenção. Para isso, são usadas redes neurais, inteligência artificial e processos analíticos.
Assim, quando as informações dos clientes são recebidas, elas integram a base e o software faz a análise conforme os dados de comportamento de crédito. Os parâmetros são atualizados conforme o machine learning a cada inserção de dados realizada.
Para isso, é preciso executar os seguintes passos:
- definir os resultados esperados, considerando os objetivos e as regras a serem aplicadas;
- delimitar os critérios decisórios, como índice de endividamento, histórico de crédito, situação profissional, renda, idade, etc.;
- organizar as fontes de dados, escolhendo quais delas serão usadas, como terceiros, presença de mídia social ou dados da internet, de bureaus de crédito e alternativos;
- implementar fluxos de trabalho para o processo decisório, a fim de automatizá-lo;
- fazer testes e interações, para identificar se as etapas ocorrem conforme o esperado ou se é necessário fazer ajustes;
- determinar os limites para operações complexas e quais requerem intervenções manuais;
- controlar e otimizar os processos internos, usando as informações do motor de decisão e identificando oportunidades.
Aqui, é necessário esclarecer que essa tecnologia serve para otimizar as decisões, como as concessões de crédito. Porém, existem situações mais complexas, que requerem uma análise individual. É importante que o sistema permita redirecionar as exceções para ter mais eficiência.
Motor de decisão: raízes e evolução da tecnologia que está redefinindo o futuro
O motor de decisão é uma tecnologia que pôde ser criada pelo uso da inteligência artificial, do machine learning e das redes neurais. Dessa forma, ela tende a permanecer em evolução, já que é uma demanda crescente de instituições financeiras, empresas de varejo, fintechs e outros segmentos de negócio.
Com as árvores de decisão, é possível ter mais precisão, detectar mais fraudes e melhorar o relacionamento com o cliente. Além disso, os preços são otimizados, a receita aumenta e a base de clientes expande.
Nesse sentido, o modelo deve continuar evoluindo. A ideia é aumentar as fontes de dados para que o modelo de tomada de decisão considere os comportamentos do consumidor. Além disso, deve permitir reagir às mudanças do mercado com mais rapidez.
Esse patamar pode ser atingido a partir de algumas boas práticas sinalizadas pela McKinsey:
- implementação de software com arquitetura modular;
- expansão das fontes de dados;
- mineração de dados para melhorar a previsão de crédito;
- aumentar a expertise do negócio.
Compreendendo os mecanismos avançados por trás da tecnologia
Para efetivar a análise, o motor de decisão reúne diferentes tecnologias unificadas. Elas oferecem muitas variáveis, que permitem avaliar o perfil dos consumidores e identificá-los, reduzindo as probabilidades de fraudes na concessão de crédito.
As tecnologias usadas utilizam dados estruturados e de fontes alternativas, o que aprofunda a análise de crédito. Ou seja, assim que as informações de um novo cliente são recebidas, o software as verifica e ainda inclui os dados de comportamento do mercado, inclusive aqueles que estão fora dos bureaus de crédito.
Toda a avaliação considera a configuração dos algoritmos (as regras), indicando a aprovação ou a recusa. No segundo caso, apresenta o motivo. De toda forma, é uma maneira de sua empresa estar realmente protegida contra as principais fraudes.
Os diferenciais e transformadores do motor de decisão
O grande diferencial do motor de decisão é usar os dados de forma relevante para torná-los um ativo valioso. O ponto-chave desse sistema é permitir o tratamento manual ou automático de cada situação e as ações de integração para trazer o resultado apropriado a cada caso.
Assim, cada evento leva ao enriquecimento dos dados e ao uso da inteligência para investigação de uma possível fraude. Sem contar que toda a solução é configurada sem necessidade de alterar o código e os dados vêm de ATM, internet/mobile, POS e caixa físico.
Isso garante outros pontos positivos, como:
- visão 360° com flexibilidade: é multicanal e atende vários processos de negócios, além de se adaptar diante da necessidade de evolução;
- eficiência operacional: as operações podem ser realizadas em real-time, online ou batch, com baixa latência e agilidade no tratamento e análise;
- time to market: a implantação é 100% configurável e rápida;
- uso de longo prazo: a solução é flexível e oferece escalabilidade com baixa customização:
- precisão nas decisões: a inteligência analítica é aplicada ao processo decisório, tendo foco preventivo, não reativo.
Mapa dos setores revolucionados pelo poder dos motores de decisão
Financeiro
O segmento financeiro é auxiliado pelos motores de decisão na prevenção de fraudes, aprovações de crédito, transações bancárias e entre outras possibilidades. Por isso, ele é útil para bancos, adquirentes, meios de pagamento, fintechs e varejo.
Indústria
Na indústria, o foco dos motores de decisão é a eficiência operacional. Nesse caso, consegue-se priorizar o processo logístico e o monitoramento de qualidade do produto. Portanto, o sistema pode ser usado nos setores alimentício, construção civil, automotivo e manufatura.
Saúde
A saúde também é beneficiada pela neutralização a fraudes. Isso faz o software ser indicado para hospitais e operadoras de saúde.
Como esse motor de decisão auxilia as instituições financeiras contra a fraude?
O motor de decisão auxilia as instituições financeiras contra a fraude por analisar transações, definir perfis comportamentais, fazer a prevenção e o tratamento de dados de cartões e PIX, e fazer o monitoramento de risco. Além disso, ele processa grandes volumes de operações em tempo real, tem uma visão 360° do perfil dos clientes e oferece proatividade na proteção.
Ou seja, todos os canais de interação são considerados e a abordagem é híbrida, já que são aplicadas regras e modelos de machine learning. Dessa forma, o processo decisório é mais preciso e automatizado.
Nesse sentido, você precisa de uma plataforma de alto desempenho que analisa dados e variáveis. É o que o Motor de Decisão, da Núclea, faz. Com interface robusta, ele pode ser integrado a qualquer solução de Data Insights da Núclea e a outros fornecedores sem mudança de código.
O funcionamento é bem simples. Ocorre um evento, é feito o enriquecimento dos dados a partir de uma base legada, e aplicada a parametrização de regras de negócio. Então, acontece a investigação, com desenvolvimento de dashboards, filas de trabalho e workflows. Assim, consegue-se obter diferentes insights.
Agora, você já sabe que o motor de decisão é fundamental para otimizar o seu trabalho e garantir que o processo de prevenção a fraudes seja mais preciso. Então, está na hora de implementar um sistema completo e robusto, que possa oferecer tudo o que é necessário para solucionar suas demandas.
Achou interessante e quer saber mais? Conheça as soluções da Núclea e veja como elas podem ajudar a sua empresa a ser mais eficiente.