A Resolução Conjunta nº 6 exige a troca ágil e eficiente de dados entre bancos para recuperação de valores. Entenda como a tecnologia pode te ajudar!
Recuperação de valores fraudados: saiba como tornar o processo mais ágil
A Resolução Conjunta nº 6 exige a troca ágil e eficiente de dados entre bancos para recuperação de valores. Entenda como a tecnologia pode te ajudar!
11/09/2024
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4 min de leitura
Entenda o que são fraudes bancárias
A fraude bancária é o comprometimento de valores aos cuidados da instituição financeira por meios ilegais, como ludibriar o cliente, violar dados e invadir sistemas. Realizar transferências, solicitar cartões de crédito e obter empréstimos indevidos são exemplos das principais fraudes.Crescimento dos golpes virtuais
Como mostra estudo global da EY (2023), com líderes em cibersegurança, o primeiro desafio de combater essas fraudes é tecnológico:- “aumento da superfície de ataque (52% dos entrevistados)”;
- a “dificuldade de equilibrar inovação com cibersegurança (50% dos entrevistados)”.
A responsabilidade da recuperação de valores fraudados
A responsabilidade da instituição financeira é caracterizada no ato de colocar o produto ou serviço no mercado. Ao fazer isso, o fornecedor se compromete com os riscos inerentes à atividade — o que se denomina fortuito interno. Essa responsabilização é chamada de objetiva por dispensar a prova de dolo ou culpa:- a vontade de praticar a conduta lesiva (dolo);
- a negligência em relação aos cuidados para não causar dano (culpa).
Saiba o que o cliente deve fazer para a recuperação de valores
A responsabilidade pela recuperação de valores fraudados não é absoluta. Entre outros fatores, a indenização pelo banco depende da eficiência em oferecer um tratamento adequado para a contestação realizada pelo cliente. O divisor de águas entre a responsabilidade da instituição financeira e do cliente é a culpa exclusiva da vítima. Por exemplo, se um cliente transfere seu cartão com senha para alguém, não há relação de causa e efeito entre a atividade bancária e o prejuízo causado. Afinal, o evento foi causado exclusivamente pela vítima. Um caso diferente é a vítima que tem seus dados captados, e o golpista passa na análise de crédito. Ou ainda, a situação em que, apesar do erro humano, o comportamento é anômalo, e o banco deixa de agir com rapidez para interromper o golpe. Nelas, a fraude pode ser inserida como inerente à atividade bancária.Sobre a nossa plataforma de recuperação de valores, o DETECTAFLOW
Com uma ampla responsabilização, a recuperação de valores fraudados precisa ser ágil e eficiente. Nesse contexto, a solução antifraude da Núclea, que atua na prevenção, detecção e pós-fraude, conta com ferramentas de inovação para otimizar esse processo. A nossa plataforma permite a gestão centralizada das contestações e tratativas. As instituições financeiras podem atuar durante o andamento da fraude, trocando dados automaticamente e em tempo real, para intervir e recuperar os valores fraudados.Vantagens:
- atender aos requisitos da Resolução Conjunta nº6 do Bacen;
- gerir contestações e tratativas de maneira centralizada;
- reduzir o risco operacional e financeiro;
- registrar, formalizar e conciliar as contestações e informações críticas;
- recuperar os valores fraudados em até dez níveis, conhecido como triangulação;
- produzir insights estratégicos para compreender e combater fraudes e golpes.